Os gastos dos portugueses com comunicações têm vindo a baixar e em termos médios. A fatura mensal de telemóvel representa hoje quase metade do valor registado há oito anos atrás, em 2004.



Os dados são da Marktest, que em Setembro apurou um valor médio de consumo de comunicações móveis na ordem dos 14,92 euros através do seu Barómetro de Telecomunicações.



Como refere a empresa de estudos de mercado, a própria metodologia de recolha de informação foi alterada nos últimos anos mas, ainda assim, a tendência de redução do valor gasto em comunicações móveis é clara.



Face a 2004, primeiro ano referido na análise da Marktest os portugueses gastam, em média, menos 13 euros mensais com telemóvel.



Os dados recolhidos pela Marktest são apurados com base em questionários realizados junto dos consumidores, com 69,5% dos inquiridos a assegurarem que não pagam mais de 15 euros mensais pela conta de telemóvel.



Já 12.4% admite pagar entre 16 e 25 euros pela utilização do telemóvel e 7,4% pagam valores acima de 25 euros mensais. Cerca de 10% dos inquiridos não souberam responder à questão e indicar o valor médio da sua fatura de comunicações móveis.



A pesquisa também conclui que os mais poupados na utilização do telemóvel são os mais novos, os mais idosos e as mulheres das classes sociais média baixa e baixa residentes no litoral norte do país.



Quem mais gasta são os homens com idades entre os 35 e os 44 anos das classes sociais mais elevadas, residentes na região da grande Lisboa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira