Nesta terceira participação no 3GSM World a Mobicomp aposta no lançamento de uma nova versão (3.0) do MobileKeeper, "uma solução que dá aos utilizadores de telemóveis a liberdade para guardar, repor, criar, partilhar e descobrir conteúdos onde quer que estejam", explica Carlos Oliveira, CEO da empresa bracarense.



A grande novidade da nova versão está no módulo (Communities & Sharing) que permite transpôr para o mundo móvel o conceito de redes sociais virtuais. O produto é a grande aposta da empresa para a internacionalização, que em 2006 já permitiu realizar 20 por cento da facturação obtida e este ano deve pesar 30 por cento no volume de negócios.



"Ao criar a versão 3.0, a MobiComp teve presente a ideia cada vez mais forte no nosso mercado de que onde existem conteúdos gerados pelos utilizadores, existe uma oportunidade clara de negócio", explica o responsável.



Nesta nova versão o MobileKeeper permite criar álbuns de conteúdos para partilhar com as dentro das comunidades e redes de cada utilizador; publicar conteúdos directamente em blogs e sites ou receber convites de outros utilizadores e avisos de novos conteúdos publicados.



À mostra do produto, que irá ser demonstrado no stand da HP, a Mobicomp junta o anúncio de disponibilização desta nova versão no Nokia E90-Communicator, apresentado também durante a feira.



A divulgação de novos clientes também faz parte da agenda para este ano. Incluem-se aqui nomes como a Remote XT (do Reino Unido) ou operadores do grupo Vodafone, já utilizadores do MobileKeeper.



Desde a sua primeira presença na feira, como convidada da Nokia no seu stand, que a MobiComp passou a considerar a visita ao 3GSM World obrigatória, por considerar que este é um evento de referência para o sector a nível internacional com um conjunto alargado de mais valias.



"As mais valias surgem através do alargamento da rede de contactos e da possibilidade de fazer chegar as nossas soluções e a nossa proposta de valor a potenciais parceiros e clientes de todo o mundo, que encontramos concentrados no mesmo espaço durante quatro dias", detalha Carlos Oliveira.



A Europa e a Ásia são para já os mercados internacionais alvos da estratégia da Mobicomp, mas a empresa pretende também este ano fazer uma abordagem aos Estados Unidos. É com esse objectivo que analisa a possibilidade de participação em eventos naquele país.




Cristina A. Ferreira