De acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Cliente, publicado pela Anacom e relativo às telecomunicações, em 2007, os portugueses mostraram-se satisfeitos com os serviços de telefonia móvel, postais, telecomunicações fixas e Internet. Tal como o TeK já havia publicado, numa primeira abordagem a este estudo, no que se refere a serviços de televisão por subscrição, o índice de satisfação dos consumidores ficou abaixo dos restantes situando-se nos 59,5 pontos em cem possíveis, uma cotação considerada "neutra".



Analisando os diferentes serviços, é possível verificar que, no que se refere às telecomunicações fixas, o nível de satisfação dos consumidores com a globalidade dos serviços da PT Comunicações é semelhante ao registado com outros operadores de rede fixa (64,9).



No entanto, descriminando os vários pontos em estudo, a PTC obtém o primeiro lugar nas variáveis "imagem", "qualidade apercebida" e "reclamações". Por outro lado, na variável "valor apercebido", que relaciona a qualidade com o preço do serviço, a PTC ficou muito abaixo dos outros operadores da rede fixa - 48,6 contra 57 pontos.



Em relação às comunicações móveis, a Vodafone foi a que se destacou, com 74,4 pontos, seguida da TMN (68,6) e da Optimus (67,3).



É de salientar que a Vodafone foi a operadora que liderou em todas as variáveis em estudo neste segmento, à excepção da que relacionava o número de utilizadores que são clientes, em simultâneo, de serviços móveis e fixos. Neste campo, foi a Optimus que se destacou, com 58,6 por cento dos seus clientes a subscreverem ambos os acessos.



No que se refere à Internet, o Clix foi o serviço que mais satisfez os utilizadores (65,4), seguido da Netvisão (64,7). A Netcabo ficou no final da tabela, contabilizando 60,1 pontos.



Por fim, e no que toca às reclamações, todos os segmentos de telecomunicações receberam classificação negativa à excepção da rede móvel, que apresentou uma cotação ligeiramente superior às restantes áreas analisadas.



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