Os preços de subscrição mensal dos serviços de portabilidade vão sofrer uma redução de até 62%, face aos valores em vigor desde 2015, anunciou a Anacom.

A entidade reguladora do mercado de telecomunicações diz ter chegado a acordo com os operadores com obrigações de portabilidade e a entidade de referência que gere a base de dados dos números portados, a Portabil, sobre a revisão dos preços associados à prestação dos serviços de portabilidade.

Preços de terminação móvel baixam entre operadoras com vantagens para os consumidores
Preços de terminação móvel baixam entre operadoras com vantagens para os consumidores
Ver artigo

Embora referentes apenas ao mercado grossista, e não com as ofertas ao cliente final, as novas medidas promovidas permitem “reduzir substancialmente os custos em que incorrem os operadores com obrigações de portabilidade, potenciando a entrada de novos operadores no mercado e fomentando a concorrência no sector das comunicações eletrónicas”, salienta a Anacom.

Entre as alterações introduzidas inclui-se a redução dos preços para a subscrição mensal, em 40%, tendo ainda sido criadas duas novas mensalidades. Uma mensalidade para operadores que portam menos de 300 números, cuja redução é de 52%; e outra para aqueles que apenas encaminham tráfego, caso em que a descida é de 62%, especifica a entidade reguladora numa nota de imprensa.