O lote de iPhones 5 destinados a satisfazer as primeiras pré-encomendas online - a cujos clientes se assegura a entrega dos equipamentos a 21 de setembro, data agendada também para chegada às lojas nos primeiros mercados - esgotou em menos de uma hora.

A informação é avançada pela imprensa norte-americana, que afirma que o novo smartphone da Apple continua a estar disponível para pré-encomenda online, mas a data prevista para entrega é agora de duas semanas.

Recorde-se que a corrida à Net para assegurar a dianteira na altura de receber o telefone não é um fenómeno novo, e tem marcado os últimos lançamentos da empresa da maçã. Não deverá, porém, comprometer o stock em loja dos equipamentos - que, por sua vez, também costuma esgotar rapidamente.

A forte procura registada online fez com que sites de operadoras como a Sprint registassem dificuldades em dar conta dos pedidos. O próprio site da Apple e da operadora AT&T terão estado offline "para manutenção" ao início do dia, relata a CNET. Houve também muitos utilizadores que recorreram à aplicação móvel que permite fazer a encomenda através do iOS.

A mesma fonte afirma que os sites da Apple na Europa (Reino Unido, Alemanha e França) deram conta das encomendas sem problemas.

Enquanto continuamos sem anúncio oficial de data para o início das pré-reservas em Portugal, os operadores avançam que tal deverá acontecer já nos próximos dias. A chegada às lojas está agendada para dia 28 de setembro, mas ainda não são conhecidos preços.

A Apple ja deu, porém, a conhecer os preços para a venda dos telefones livres de operador nos Estados Unidos e Canadá. O iPhone 5 de 16GB será comercializado por 649 dólares, o modelo de 32GB custa 749 dólares, e o smartphone com 64GB será vendido por 849 dólares, nos EUA. Os clientes no Canadá terão acesso aos mesmos modelos por 699 dólares canadianos (16GB), 799 dólares canadianos (32GB) e 899 dólares canadianos (64GB).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes