A Portugal Telecom está apenas à espera do desfecho do leilão para o 4G e em três meses terá no mercado a sua oferta comercial de quarta geração móvel. A operadora parte do princípio que o leilão avança ainda este mês, antecipando para fevereiro o lançamento dos primeiros terminais e serviços compatíveis com a tecnologia.



A garantia foi dada por Zeinal Bava, presidente-executivo da PT, à margem do Sapo Codebits, onde marcou presença para uma talk inspiracional, que avançou também prever uma adesão mais rápida ao 4G do que o que se verificou com a tecnologia móvel de terceira geração.



Neste “percurso”, diz o presidente executivo da PT, a dificuldade de adoção poderá estar mais ao nível do preço dos equipamentos terminais, do que no custo associado aos tarifários - que a operadora diz ainda não ter definido.



Tal como aconteceu noutras alturas, inicialmente o preço dos terminais será alto, mas consequentemente baixará com o tempo, o que faz com que oresponsável do grupo PT preveja que, no Natal de 2012, a banda larga móvel de alto débito comece a ser massificada.



Zeinal Bava deixou ainda críticas à Anacom na questão da descida das tarifas de terminação. “A Anacom devia ouvir os operadores, porque sem operadores não há sector", avisou.



Pondo em prática as medidas previstas no memorando de entendimento com a troika, a Anacom decidiu que a partir de Fevereiro de 2012 as tarifas que os operadores cobram para terminar as chamadas de concorrentes na sua rede voltam a baixar.




O valor sofrerá uma série de cortes durante o próximo ano, até atingir uma descida de cerca de 65%, em Novembro. Nessa altura, a tarifa de terminação móvel deverá estabilizar nos 1,25 cêntimos por minuto, em vez dos 3,5 cêntimos cobrados atualmente. Nesta altura, “Portugal terá a segunda tarifa de terminação mais baixa da Europa”, lembrou Zeinal Bava



A decisão da entidade reguladora tem, por isso, gerado polémica entre os operadores, que poderão optar por "compensar" a descida das tarifas de terminação com o aumento dos preços cobrados aos consumidores.





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