A Portugal Telecom e a Zon são apontadas pela União Europeia como exemplos de empresas que estão a apostar nas redes Wi-Fi como uma forma de ter os clientes sempre ligados à Internet. A menção é feita num estudo que analisa a crescente tendência de os utilizadores recorrem cada vez mais às redes sem fios para acederem a serviços online.

No caso da PT a União Europeia destaca a rede de 200 mil hotspots colaborativos conhecidos como Wi-Fi PT que estão à disposição dos clientes de redes fixas e móveis da operadora. A Zon é destacada pelos 500 mil hotspots que tem atualmente em Portugal, valor que sobe para os 10 milhões a nível mundial tal como foi revelado durante o dia de hoje, 1 de agosto.

A comissária europeia para os assuntos digitais, Neelie Kroes, incentiva outras empresas a adotarem a mesma estratégia. "Um sistema onde as pessoas partilham a rede Wi-Fi com outras pessoas é um bom exemplo de como podemos contribuir para uma Internet melhor. Todos na Europa deviam poder beneficiar de Internet quando estão longe do trabalho ou de casa", saliente Neelie Kroes.

No relatório onde é feita referência às empresas portuguesas conclui-se que 71% do tráfego de Internet sem fios que foi consumido por tablets e smartphones em 2012 teve origem em redes Wi-Fi. Este valor deve crescer até aos 78% em 2016, muito por causa dos baixos custos associados a este tipo de ligações em comparação com os tarifários 3G ou 4G.

No relatório são ainda recomendadas algumas práticas para que o sector das telecomunicações e as ligações à Internet possam ser otimizadas do ponto de vista do utilizador. As ideias principais passam por utilizar o intervalo de espectro entre 5150 MHz e 5925 MHz para as redes Wi-Fi e destinar as bandas 2.6 GHz e 3.5 GHz exclusivamente para redes móveis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico