O estudo da Anacom à qualidade dos serviços móveis de voz, UMTS e cobertura das redes GSM e WCDMA prestados pelos três operadores móveis em Portugal Continental permitiu concluir que no caso do GSM "a situação é boa" e equilibrada tanto nos centros urbanos como eixos rodoviários.

No que se refere aos sistemas 3G, foram detectados problemas nos níveis de qualidade registados nos centros urbanos e nos eixos rodoviários. As lacunas na distribuição do serviço são comuns aos operadores e prendem-se com a falta de cobertura, ou inexistência da mesma, nas redes WCDMA.

No mesmo estudo, averiguaram-se factores como a qualidade do serviço, acessibilidade do mesmo, tempo de estabelecimento de chamadas e a taxa de terminação das mesmas.

Neste campo, o regulador apurou que, mais uma vez, os sistemas de comunicações móveis GSM apresentam bons níveis de cobertura radioeléctrica e um bom desempenho do serviço de voz. O desempenho do UMTS fiou abaixo do GSM embora tenha apresentado evoluções face a análises anteriores. Mesmo assim, continuam a ser notórias diferenças de desempenho consoante as zonas de localização. Em espaços urbanos os sistemas apresentam boa execução - 98,6 por cento no caso da Vodafone e Optimus e 96,7 por cento da TMN.

No que se refere ao estabelecimento de videochamadas, a Vodafone destaca-se com a melhor taxa de sucesso (97,3 por cento), seguida pela TMN (96,1%) e para Optimus (95,5%). Contudo, tal como em análises anteriores, nos eixos rodoviários o serviços de videochamadas não apresentam um desempenho satisfatório e as diferenças entre operadores são mais acentuadas. A Optimus é a que apresenta a melhor cobertura (89,86%), seguindo-se a TMN (88,1%) e a Vodafone (79,6%).

No que se refere ao estabelecimento de chamadas, a TMN apresenta o melhor desempenho, com 92,1 por cento de sucesso, seguindo-se a Optimus com 87,2 por cento, e por fim a Vodafone com 80,1 por cento. Face ao estudo de 2007 "observam-se melhorias muito significativas neste indicador nos eixos rodoviários, que são de 17,04 por cento para a Optimus, de 9,84 por cento para a TMN e de 8,61 por cento para a Vodafone", diz a Anacom

Quanto à taxa de Terminação de Chamadas, não se registam diferenças significativas entre operadores, sendo os níveis de desempenho superiores a 98,2 por cento.

Já nos eixos rodoviários, e ainda quanto à Taxa de Terminação de Chamadas, o melhor desempenho pertence à Optimus, com 96,5 por cento das chamadas a terminarem de forma normal, seguida da TMN (94,9%) e da Vodafone (92,1%).

Por fim, o Tempo Médio de Estabelecimento de Chamadas não apresenta grandes discrepâncias entre os aglomerados urbanos e os eixos rodoviários. Mesmo assim, o melhor tempo foi registado pela Vodafone, com 5,4 segundos, enquanto a TMN registou o mais demorado, 7,6 segundos.

No âmbito desta análise, foram efectuadas 23.688 chamadas de teste e 4.708.610 medidas de sinal radioeléctrico, o que corresponde a aproximadamente 218 horas de medidas ao longo de 9.750 quilómetros.