Dados fornecidos pelo projecto MonIT indicam que ao longo de cinco anos todos os locais monitorizados pelo projecto apresentaram radiações abaixo dos limites referência. Em termos médios os valores apurados indicam que os locais monitorizados estão 300 vezes abaixo dos índices de referência. Cerca de 95 por cento dos locais medidos estão mesmo 100 vezes abaixo desse limite de referência.



A iniciativa, que junta Instituto de Telecomunicações, TMN, Vodafone e Optimus já monitorizou os índices de radiação emitidos pelas comunicações móveis em 343 locais públicos, 47 escolas, 12 aeroportos e estações de metro, 11 centros comerciais, 10 hospitais, 5 estádios e 4 centros culturais e de espectáculos.



No total foram medidos 2 280 pontos em todo o país, embora um terço das medições tenham tido lugar nas regiões com maior densidade populacional como Lisboa e Porto, onde foram realizadas 30 por cento dessas análises.



No que se refere aos locais públicos mais sensíveis, como escolas ou hospitais, as medições elaboradas no âmbito do MonIT indicam valores 400 vezes abaixo dos limites de referência.



Os valores mais elevados foram registados em aeroportos, onde mesmo assim os números indicam índices 30 vezes abaixo dos valores de referência. Em ambiente urbano e durante o horário laboral os valores registados nas medições são também mais elevados, mas a equipa garante que mesmo assim muito abaixo de valores que possam levantar qualquer preocupação para a saúde.



Notícias Relacionadas:

2005-02-03 - Concelhos da Maia e Coimbra vão monitorizar campos electromagnéticos