A Motorola Solutions anunciou duas novas ofertas direcionadas aos serviços de missão crítica: a solução DIMETRA Connect e o rádio Tetra MXP660. As equipas de socorro da linha da frente podem utilizar as redes de banda larga sempre que a cobertura DIMETRA não exista ou seja fraca. A fabricante diz que estes dois sistemas trabalham juntos para criar um novo paradigma na cobertura das comunicações críticas, ajudando a manter sempre ligadas aos centros de comando, sejam em operações táticas, de suporte, produtividade ou segurança.

Em termos práticos, os operacionais passam a ter a capacidade de mudar automaticamente e sem intervenção manual entre a rede TETRA (rádio terrestre) para a banda larga, quando se movem para o interior de edifícios, assim como em áreas bastante urbanizadas. “As nossas equipas podem permanecer ligadas enquanto combatem incêndios ou navegam em inúmeros ambientes desafiadores, sem perder o foco na sua prioridade de proteger vidas e propriedades”, disse Mogens Sandberg Brix, Inspetor do Corpo de Bombeiros de Copenhaga.

Veja na galeria imagens do Tetra MXP660:

Ao alternar entre o rádio terrestre e as redes de banda larga, os operacionais mantêm todas as configurações e grupos de conversação preferidos dos agentes. O rádio Tetra MXP660 tem as características de um TETRA, introduzindo recursos avançados como LTE integrado. Pode ativar um supressor de ruido de fundo baseado em inteligência artificial, com capacidade de adaptação aos diferentes ambientes.

Estas tecnologias permitem reduzir os custos iniciais de investimento numa infraestrutura TETRA, mantendo toda a cobertura instalada da rede de banda larga, ao mesmo tempo que esta é ampliada pela tecnologia de comunicações de emergência. Os respetivos utilizadores podem operar o novo rádio sem a necessidade de formação adicional.

A rede crítica dinamarquesa Sikkerhedsnet vai ser uma das primeiras a implementar esta nova solução DIMETRA Connect, mas será expandida depois a outras redes de comunicações críticas como o SIRESP em Portugal.