
Tal como já tinha sido concluído noutros anos, a qualidade da rede móvel em Portugal apresenta bons níveis de serviço nas zonas urbanas e no acompanhamento dos eixos rodoviários, sobretudo no GSM. O estudo da Anacom mostra porém que existem ainda falhas no 3G que afectam os serviços de chamadas de vídeo em algumas zonas, resultado de uma deficiente ou inexistente cobertura de rede.
A análise foi realizada entre 14 de Setembro e 20 de Outubro de 2009 mas só agora foi divulgada, mostrando que não há grande variação em relação aos dados recolhidos em 2008. A avaliação é feita com base em seis indicadores, que reflectem a qualidade percepcionada pelos consumidores na altura da utilização das redes, nomeadamente a cobertura das redes, acessibilidade do serviço; tempo de estabelecimento de chamadas; taxa de terminação de chamadas; qualidade áudio de chamada; e qualidade vídeo de chamada de videotelefonia.
O relatório discrimina detalhadamente os níveis de qualidade de serviço para cada um dos indicadores, tendo sido focadas as zonas de grandes aglomerados urbanos, mas também as principais estradas por onde se deslocam os consumidores, zonas onde já antes tinham sido apontadas falhas de cobertura de rede.
As auto-estradas continuam a ser os principais pontos fracos, na cobertura e na qualidade de serviço. Embora nas zonas urbanas a cobertura das redes 3G seja menor do que a do GSM, essas falhas são mais evidentes nos eixos rodoviários, principalmente na rede da Vodafone, onde desce abaixo dos 70%, e da Optimus.
[caption][/caption]
A Vodafone é também a operadora que apresenta mais falhas na qualidade do serviço, mas só de UMTS, o que se nota apenas nas videochamadas e não nas chamadas de voz, cobertas eficazmente pela rede GSM.
Segundo a Anacom, a Optimus e a TMN apresentam os melhores desempenhos na área de videochamadas, com níveis de acessibilidade de serviço de 95,1 e 93,7%, mas a Vodafone tem “desempenhos significativamente inferiores”, com 81,4% para a acessibilidade do serviço e 93% para a taxa de terminação de chamadas, quando as duas concorrentes se fixam acima dos 96%.
[caption][/caption]
O regulador das comunicações refere ainda que em relação a 2008 há uma evolução positiva dos indicadores, em especial na acessibilidade do serviço da Optimus, que apresenta uma melhoria de 8%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários