A Nokia e Samsung anunciaram a renovação do acordo de licenciamento do portfólio de tecnologias da Nokia na área do 5G. O acordo de licenciamento dá sequência a um outro anterior e renova, por vários anos, o acesso da Samsung ou portfólio de patentes e inovações da fabricante finlandesa.

Os detalhes do acordo assinado entre as duas empresas são confidenciais. Sabe-se apenas que está em efeito desde o dia 1 de janeiro deste ano e que pressupõe pagamentos regulares da Samsung, para cobrir o período plurianual previsto.

A Nokia gere um portfólio de mais de 20 mil famílias de patentes, onde se incluem mais de 4.500 famílias de patentes consideradas essenciais para o funcionamento do 5G. A empresa construiu este acervo desde 2000, segundo a própria, às custas de um investimento acumulado de 130 mil milhões de euros.

"A Samsung é líder na indústria dos smartphones, e estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo amigável com eles. O acordo dá a ambas as empresas a liberdade de inovar, e reflete a força da carteira de patentes da Nokia, investimentos de décadas em I&D e contributos para as normas das tecnologias móveis e outras”, sublinha Jenni Lukander, presidente da Nokia Technologies.

A tecnologia desenvolvida pela Nokia nas duas últimas duas décadas é hoje uma das suas grandes fontes de receita, por meio deste tipo de acordo de licenciamento e pelo impacto que em algumas áreas acabou por assumir na criação de standards de mercado, deixando pouca margem às empresas do sector para fornecer serviços sem usar patentes da tecnológica finlandesa.

Esta área de negócio tornou-se central para a marca, que já foi líder do mercado de telemóveis, mas que está atualmente concentrada sobretudo nas tecnologias de rede e soluções empresariais, tendo mantido sempre uma forte componente de investigação e desenvolvimento nas suas atividades.

Antes do acordo com a Samsung foi também anunciado um acordo idêntico com a Huawei -um dos grandes concorrentes da empresa na área das redes, a par da vizinha sueca Ericsson - e, segundo a Bloomberg devem surgir entretanto também acordos de licenciamento com as chinesas Oppo e Vivo. Com a Oppo, a empresa teve um acordo que valeu entre 2018 e 2021. Não foi renovado e na sequência disso a Nokia já levantou vários processos contra a Oppo na Europa, o mais recente no Reino Unido, já este ano.

A Nokia pretende apresentar os seus resultados financeiros de 2022 no próximo dia 26 de janeiro. No terceur trimestre do ano passado, as receitas da Nokia cresceram 16%, para os 6,2 mil milhões de euros, impulsionadas pela performance das áreas de Redes Móveis e Infraestruturas de Rede.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.