O Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabiliza em 3,604 milhões os utilizadores de telemóvel que possuem cartão recarregável sem carregamentos obrigatórios, o que representa 41% do número total.

O carregamento obrigatório é o segundo tipo de ligação preferida aos operadores de rede móvel, utilizado em 40,7% dos casos .

Em conjunto, os cartões recarregáveis representam 81,7% do total de contratos existentes, enquanto a assinatura mensal abrange 15,5% dos utilizadores de telemóvel.

Embora estável ao longo dos últimos anos, esta estrutura tem registado variações relevantes de acordo com o perfil dos possuidores de telemóvel, nota a Marktest.

O Barómetro das Telecomunicações relativo a abril mostra que a preferência pelos cartões sem carregamentos obrigatórios é maior junto dos utilizadores com mais de 64 anos (60,1%) e dos jovens entre os 10 e os 14 anos (49,4%), assim como dos residentes do Litoral e Interior Norte e dos indivíduos das classes sociais mais baixas.

[caption][/caption]

A afinidade com o cartão recarregável com carregamentos obrigatórios é maior junto das mulheres, dos jovens dos 15 aos 34 anos e dos residentes no Grande Porto, Litoral Centro e Regiões Autónomas.

Os homens, entre 35 e 64 anos, residentes na Grande Lisboa e de classe social mais elevada são os que mais optam pela assinatura mensal.

O TeK contactou a Marktest para ter mais informação acerca desta análise, mas não obteve resposta até à hora de publicação do artigo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico