Os dados são da Marktest e integram o Bareme Internet. Segundo a empresa de estudos de mercado, as chamadas VoIP têm registado um aumento gradual nos últimos quatro anos e nos últimos trinta dias foram utilizadas por 19,9%, depois de em 2014 se terem fixado nos 17,6%.

 

Em 2012 o mesmo estudo da Marktets indicava que as chamadas de Voz sobre IP eram usadas por 8,6% dos portuguese, um número que subiu para 10.9%.

 

A empresa não aponta quaisquer razões que justifiquem este crescimento, mas não será alheia à maior utilização a crescente disponibilidade e fiabilidade de serviços como o Skype ou o Viber.

 

Sem supresas é entre os utilizadores mais jovens, com idades entre os 15 e os 34 anos, e nos residentes na Grande Lisboa que a taxa de utilização é maior. A discriminação positia acontece também acima da média nos indivíduos da classe alta e nos estudantes.

 

O mesmo estudo da Marktest indica que mais de 5 milhões de portugueses usam smartphone, e que no final de maio 60% da população já tirava partido deste tipo de dispositivos. O acesso à Internet faz-se tam,bém cada vez mais a partir destes equipamentos.