Em janeiro, durante a CES, a Qualcomm apresentou um novo sistema de mensagens por satélite para Android desenvolvido em parceria com a Iridium. Agora, no MWC 2023, a tecnológica anuncia as primeiras fabricantes de smartphones a ter suporte ao novo sistema.

Segundo a Qualcomm, os smartphones da Honor, Motorola, Nothing, Oppo, Vivo e Xiaomi vão passar a ter capacidades de comunicação via satélite graças à sua tecnologia Snapdragon Satellite.

“Ao incorporarem o sistema Snapdragon Satellite na próxima geração de equipamentos, os nossos parceiros serão capazes de disponibilizar o suporte a mensagens por satélite”, explica Francesco Grilli, vice presidente de gestão de produto da Qualcomm.

Para já, as fabricantes ainda não revelaram mais detalhes sobre a forma como planeiam incorporar a tecnologia. Já a Qualcomm avança que, além de smartphones, pretende levar o sistema Snapdragon Satellite a mais equipamentos, com foco nas áreas da computação, IoT e da indústria automóvel. Espera-se também que, no futuro, o sistema venha a suportar redes 5G não terrestres.

Qualcomm apresenta novo sistema de mensagens por satélite para Android
Qualcomm apresenta novo sistema de mensagens por satélite para Android
Ver artigo

A tecnologia Snapdragon Satellite vai permitir que todos os equipamentos Android compatíveis, e que tenham modems X70, se possam conectar-se a um satélite enviar mensagens quando não têm cobertura de sinal celular.

Recorde-se que, ao longo dos últimos meses, várias marcas têm apostado nas comunicações via satélite, sobretudo para situações de emergência. A Huawei e a Apple foram das primeiras, com o Mate 50 e o iPhone 14 a disporem de suporte a sistemas de mensagens via satélite.

Mais recentemente, a Bullitt apresentou o segundo modelo de smartphones a ter suporte ao  seu novo serviço de comunicação por satélite, o Cat S75, que se junta ao Motorola Defy. A marca apresentou também um novo periférico que dá a qualquer smartphone a capacidade de comunicar por satélite.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A Samsung também confirmou que está a desenvolver um modem de smartphones para comunicação via satélite. Para lá da comunicação por mensagem, a fabricante sul-coreana pensa também na partilha de imagens e vídeo de alta definição.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.