No final de Junho existiam em Portugal 240 mil utilizadores de smartphones, PDA ou BlackBerry, revelam os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, que divide nestes três grupos os equipamentos móveis de que dão suporte a funcionalidades avançadas.



De acordo com os mesmos dados, o número é representativo de 2,8 por cento da população residente no país, tendo em conta o universo de utilizadores de telemóvel, com mais de 10 anos.



O estudo também revela que 28 por cento dos subscritores de serviços móveis utilizam equipamentos de 3ª geração e que 23,9 por cento, mesmo não utilizando equipamentos com esta característica, usam modelos que garantem o acesso ao portal de Internet do operador.



Em Portugal e mesmo a nível global, os smartphones constituem o impulso de crescimento de um mercado que em termos globais está em queda, depois de anos de crescimentos sucessivos.



Nos primeiros três meses deste ano, números da IDC mostravam que em Portugal as vendas de telemóveis tinham caído 8 por cento.



Já o segmento dos smartphones cresceu no mesmo período 18 por cento. Nos três meses que incluem o Natal, o último trimestre de 2010, as vendas destes dispositivos tinham aumentado 110 por cento.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico