A Sonaecom está a atingir a marca de 100 mil casas passadas no projecto de fibra óptica que a empresa anunciou em Setembro, para já, nas zonas de Lisboa e Porto. O plano de investimento foi traçado a três anos durante os quais a empresa vai reavaliando as condições do mercado e ajustando o ritmo de desenvolvimento.

Em declarações ao TeK, Luís Reis, administrador da Sonaecom, admitiu que a crise pode ter influência nesse ritmo de desenvolvimento do plano de investimentos, se se vierem a verificar dificuldades de acesso ao crédito.

“É cedo para estar a dizer, mas seria irrealista não admitir que são condições a considerar”, explicou o responsável, que no entanto garante a intenção do grupo em manter o plano a três anos e chegar ao milhão de clientes no fim desse período.

A Sonaecom avançou com os investimentos em fibra óptica antes de estarem definidas as condições regulatórias que vão enquadrar a expansão destas redes no país, mantendo a posição de que está disponível para abrir o acesso à infra-estrutura se a opção regulatória recair sobre um modelo de partilha.

“As incertezas regulatórias já tínhamos incorporado quando avançámos com o projecto” sublinha Luís Reis, para explicar que esse não é um factor relevante para o ritmo de desenvolvimento do projecto.

A evolução do mercado financeiro poderá por seu lado ter influência na decisão do ritmo de investimento para o próximo ano. Para já, Luís Reis garante que as dificuldades de acesso ao crédito ainda não são visíveis, explicou à margem do Congresso da APDC.

Cristina A. Ferreira