A Sonaecom conseguiu aprovação do Banco Europeu de Investimento para um empréstimo de 75 milhões de euros, que irá apoiar o desenvolvimento dos projectos da empresa na área das redes de nova geração, mais concretamente na rede de fibra.



O pedido de empréstimo, tirando partido do protocolo assinado no ano passado entre o Estado e aquela instituição - que permitiu a criação de uma linha de crédito de 800 milhões de euros -, tinha sido entregue pela Sonaecom em Dezembro do ano passado, de acordo com a edição de hoje do Diário Económico. Recebeu agora aprovação.



"As verbas do BEI vão servir, quer para a rede própria da Sonaecom, quer para a que será partilhada com a Vodafone, no âmbito da joint venture assinada em Dezembro", explicou ao diário uma fonte da empresa contactada a propósito do assunto.



Recorde-se que no plano apresentado pela Sonaecom quando detalhou a sua estratégia para a fibra foi anunciado um investimento de 240 milhões de euros a realizar até 2011, dos quais 152 milhões seriam investimento em infra-estrutura e o restante investimento comercial e na captação de clientes.



Este plano foi apresentado em 2008. No ano passado a empresa juntou-se à Vodafone numa parceria que vai fazer convergir os esforços das suas empresas no desenvolvimento de novas infra-estruturas de fibra.



Com o empréstimo aprovado à Sonaecom sobe para 375 milhões de euros o valor entregue pelo BEI a empresas portuguesas com projectos para o desenvolvimento de redes de nova geração. Já eram conhecidos os empréstimos de 200 milhões de euros à PT e de 100 milhões de euros à Zon.