Juntando-se à curta lista de cidades que disponibilizaram redes de acesso à Internet através de tecnologia Wi-Fi, Taipé tenciona garantir a cobertura de todo o território até ao final de 2005. Para isso o governo da cidade e os parceiros tecnológicos vão instalar uma infra-estrutura Wi-Fi que permita a ligação a cerca de 90 por cento dos seus 3 milhões de habitantes.

Para o projecto a capital de Taiwan conta com a parceria da Intel, Microsoft e Cisco e o objectivo é que a ligação à Internet através da rede wireless seja tão fácil como fazer uma chamada através do telemóvel.

Ao todo a infra-estrutura deverá ter entre 15 e 20 mil pontos de acesso e será construída pela empresa local Q-Ware, que ficará com a exploração comercial.

Embora a disponibilização de hotspots seja já uma realidade na maioria das grandes cidades em todo o mundo, a lista das que querem garantir uma cobertura total é pequena, com Nova Iorque, São Francisco e Amesterdão a figurarem no topo de projectos mais arrojados. Porém, nem sempre a disponibilização das redes Wi-Fi é bem vista, como se pode verificar pelo exemplo da vizinha Espanha, onde o regulador mandou desligar a rede criada pela cidade de Barcelona que garantia acesso gratuito a serviços municipais.

Notícias Relacionadas:

2004-10-19 - Barcelona desliga rede Wi-Fi municipal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.