A TAP dá hoje início aos testes que vão averiguar os efeitos da utilização de telemóveis a bordo de aviões. Os testes vão decorrer num dos Airbus A319 da companhia.



A informação é avançada pela agência Lusa e cita fontes da empresa para garantir que o piloto vai estender-se por um período de seis meses.



O sistema a utilizar pela empresa foi desenvolvido pela Airbus que permite criar uma rede GSM local no interior do avião e a TAP é uma das primeiras transportadoras a experimentá-lo.



Caso a experiência seja bem sucedida a intenção da TAP é estender a possibilidade de falar ao telemóvel a vários voos. Oficialmente, a empresa não quis comentar o início da experiência.



De sublinhar que as três operadoras móveis nacionais assinaram no ano passado acordos com a OnAir, a empresa envolvida na implementação de serviços de comunicações móveis a bordo dos aviões da TAP e de outras companhias aéreas internacionais. Estes acordos vêm garantir que os clientes da Optimus, TMN e Vodafone possam usar os seus telemóveis para comunicações a bordo nos aviões com sistema da OnAir.

A Vodafone lançou entretanto um comunicado onde fornece detalhes sobre a rota assegurada pelo avião onde é possível usar a rede móvel a bordo. O Airbus A319 liga Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores a diversas cidades europeias. As comunicações possíveis a bordo são a Voz, SMS, dados GPRS e MMS.



Notícias Relacionadas:

2008-04-03 - TAP testa utilização de telemóveis a bordo de aviões ainda este mês

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.