
As tarifas de roaming podem ter os dias contados na Europa. A comissária Neelie Kroes endereçou um discurso aos membros do Parlamento Europeu onde enumeras algumas das vantagens e necessidades em abolir as barreiras de telecomunicações entre países, a favor de um mercado mais competitivo e a favor da neutralidade da rede.
A vice-presidente da UE acredita que a queda das barreiras nas telecomunicações vai ser um ponto positivo para a economia europeia. Neelie Kroes acredita que só uma economia digital vai ajudar os jovens europeus a sair do buraco do desemprego. Ao seguir esta via a Europa pode retomar o caminho do "digital" e ganhar terreno aos EUA e Ásia, acrescentou a comissária.
"Nas telecomunicações, de todos os sectores, não há lugar para fronteiras", referiu.
Criar uma rede pan-europeia em tão curto espaço de tempo não vai agradar a todas as partes, e vão ser necessárias cedências de entre os vários intervenientes, como lembrou Neelie Kroes durante o discurso. A vice-presidente indicou ainda que "será preciso atingir um estado de mercado único e genuíno para que funcione".
Recentemente a comissária para a Agenda Digital tinha manifestado uma vez mais a vontade de acabar com as tarifas de roaming entre os Estados-Membro, mas na altura tinha definido como meta o fim do seu mandato, que só termina em 2015.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários