Na semana passada, a Altice Portugal confirmou que pediu a renovação do direito de utilização da TDT (Televisão Digital Terrestre) dois dias antes de terminar o prazo-limite de 9 de dezembro para manifestar interesse. Agora, a Anacom tem um prazo de seis meses para tomar uma decisão, podendo, por um lado, renovar os direitos de utilização à operadora ou, por outro, selecionar um novo fornecedor.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, fonte oficial da entidade reguladora detalha que a lei permite um requerimento de renovação da licença até um ano antes da validade terminar. No caso da Alice Portugal, a quem os direitos de utilização de frequências da TDT foram atribuídos à MEO em 2008 por 15 anos, a concessão termina em 2023.

No entanto, a Anacom realça que, no âmbito da lei, não existe um mecanismo automático que assegure que a operadora continue a fazer a manutenção das frequências da TDT depois do próximo ano.

Altice Portugal confirma que pediu renovação do direito de utilização da TDT
Altice Portugal confirma que pediu renovação do direito de utilização da TDT
Ver artigo

A entidade reguladora indica que, ao longo dos próximos seis meses, vai avaliar o pedido da Altice, dando uma “resposta em função da análise que foi feita”, embora não mencione que critérios serão utilizados neste processo.

Recorde-se que a operadora e a entidade reguladora nem sempre estiveram em acordo no que respeita à TDT. Por exemplo, no início de 2019, a Altice Portugal avançou com uma impugnação da decisão da Anacom devido à redução de preços do serviço. Meses depois, a operadora, na altura liderada por Alexandre Fonseca, chegou a ameaçar não renovar o contrato após 2023.

A melhoria da supervisão da TDT, assim como do 5G, é uma área onde a Anacom prevê investir 17,8 milhões de euros até 2025, como detalhado no seu mais recente plano plurianual de atividades.

Além da melhoria da tecnologia para a supervisão do espetro, onde se prevê investir mais de 1,4 milhões até 2025, a entidade reguladora tenciona, no que toca às redes móveis de quinta geração, reforçar o sistema de testes, assim como criar um centro nacional de supervisão.

Fazer uma atualização ao Sistema Nacional de Controlo das Emissões Radioelétricas (SINCRER) é outra das prioridades para a Anacom, para lá da melhoria da Rede Integrada de Supervisão (RIS) da TDT.

De acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República, a Anacom terá de entregar ao Estado quase 35,8 milhões de euros das receitas do leilão do 5G para financiar a substituição de cabos submarinos que ligam Portugal Continental ao Açores e à Madeira e entre os dois arquipélagos, avança o ECO.

Segundo a portaria, as seis entidades às quais foram atribuídos direitos de utilização de frequências no âmbito do leilão do 5G já pagaram mais de 410 milhões de euros à entidade reguladora. Recorde-se que, ao todo, o encaixe do leilão para o Estado ascendeu aos 566,8 milhões de euros.

Já terminou o leilão do 5G. Encaixe potencial para o Estado é de 566,8 milhões
Já terminou o leilão do 5G. Encaixe potencial para o Estado é de 566,8 milhões
Ver artigo

A portaria detalha que a atual ligação entre o continente e os Açores ficará obsoleta em 2024,  a da Madeira chegará a esse estado em 2025 e a que existe entre os dois arquipélagos em 2028. Ao todo, o contrato para o projeto tem um orçamento de quase 143,4 milhões de euros.

Segundo uma resolução de 2 de novembro do Conselho de Ministros, a Infraestruturas de Portugal é autorizada a iniciar os trabalhos de substituição, com a possibilidade de serem utilizados até 100 milhões de euros das receitas do leilão para o financiamento do processo.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 13h47)