A partir de hoje começa a terceira fase da alteração nacional da rede de emissores da frequência do 5G. Os trabalhos realizam-se hoje em Cheleiros, seguindo-se amanhã, dia 6 de março em Vila Franca de Xira. Na próxima semana, dia 9 de março terá início em Olivais, Vila Franca de Xira – Montegordo, seguindo-se nos dias seguintes Alverca e diferentes zonas de Lisboa, a linha de Sintra. Esta fase continuará rumo ao norte passando por Torres Vedras, Caldas da Rainha, Santarém, terminando em Leiria. Na tabela abaixo pode ver o calendário completo dos trabalhos com datas e locais.

A ANACOM refere que algumas das zonas iniciais desta terceira fase estão a ser feitas em simultâneo com algumas do último distrito da segunda fase. Espera-se assim que nesta terceira fase, com data de fim prevista para o dia 21 de abril, sejam alterados 79 emissores de sinal TDT. A reguladora deixa o alerta que nem todos os utilizadores serão abrangidos neste processo e a quem for afetado ficará com o televisor sem imagem.

tek quadro ANACOM

Tal como nas anteriores alterações, a ANACOM avisa os utilizadores das cidades alentejanas de que o sinal das televisões será perdido (o ecrã ficará negro), bastando proceder a uma nova sintonia no equipamento ou caixa do descodificador do TDT. O serviço continuará a manter-se gratuito, como até agora, sendo reforçado o alerta da reguladora que não é necessário trocar a televisão, antena ou descodificador, tampouco pagar pela subscrição de novos serviços aos operadores de telecomunicações.

A ANACOM tem à disposição dos utilizadores o número gratuito 800 102 002, disponível todos os dias entre as 9 da manhã e as 22 horas, para quem tenha dúvidas ou necessitar de apoio técnico gratuito para sintonizar o televisor.

A reguladora deixa um aviso adicional: “A ANACOM só irá a casa de quem ligar para o 800 102 002 e se na sequência desse contacto for feito o agendamento da visita. Se a pessoa nunca ligou para este número e aparecer alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado e não abrir a porta, porque não serão técnicos da ANACOM”.