A alteração nacional da rede de emissores da frequência do 5G começou no início de fevereiro, focando-se na região do Algarve, num calendário que se estendia até ao final do mês. Os trabalhos parecem correr a bom ritmo e a ANACOM revelou que na próxima semana, a partir do dia 24, inicia-se a segunda fase das alterações, focada nas regiões alentejanas. O processo termina a 10 de março e o objetivo é alterar 24 emissores.

O primeiro emissor a ser alterado é em Vila Nova de São Bento, seguindo-se Moura a 25, Ferreira do Alentejo a 26, Melides e Barrancos a 27, terminando em Almada. No quadro pode confirmar as datas previstas das alterações do Alentejo.

tek anacom

Tal como nas anteriores alterações, a ANACOM avisa os utilizadores das cidades alentejanas de que o sinal das televisões será perdido (o ecrã ficará negro), bastando proceder a uma nova sintonia no equipamento ou caixa do descodificador do TDT. O serviço continuará a manter-se gratuito, como até agora, sendo reforçado o alerta da reguladora que não é necessário trocar a televisão, antena ou descodificador, tampouco pagar pela subscrição de novos serviços aos operadores de telecomunicações.

A ANACOM tem à disposição dos utilizadores o número gratuito 800 102 002, disponível todos os dias entre as 9 da manhã e as 22 horas, para quem tenha dúvidas ou necessitar de apoio técnico gratuito para sintonizar o televisor.

A reguladora deixa um aviso adicional: “A ANACOM só irá a casa de quem ligar para o 800 102 002 e se na sequência desse contacto for feito o agendamento da visita. Se a pessoa nunca ligou para este número e aparecer alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado e não abrir a porta, porque não serão técnicos da ANACOM”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.