A Samsung diz já ter desenvolvido o núcleo principal da próxima geração de tecnologias de ligação de banda larga que vão equipar os dispositivos do futuro. O transmissor 5G da tecnológica sul-coreana permite uma transmissão de dados centenas de vezes superior ao 4G, o que possibilitará descarregar um filme em apenas um segundo.

A equipa de investigação da Samsung conseguiu testar com sucesso um transmissor que opera em bandas de ondas milimétricas. Na frequência de 28GHz e até dois quilómetros de distância, a empresa asiática conseguiu atingir velocidades de 1,056Gbps.

Foram necessárias 64 antenas para obter os resultados já que as bandas de ondas milimétricas têm limitações de propagação em grandes distâncias pelas características pouco favoráveis das transmissões em frequências tão altas, escreve a Samsung em comunicado.

A empresa que é líder global em smartphones espera que em 2020 o 5G possa ser uma norma mundial pronta a ser explorada.

Mas a tecnológica sul-coreana não é a primeira entidade a investir na próxima geração de Internet móvel. A Comissão Europeia vai investir nos próximos anos cerca de 50 milhões de euros no desenvolvimento da quinta geração de ligações móveis. Em fevereiro a vice-presidente da CE, Neelie Kroes, mostrou vontade de que a Europa seja pioneira no 5G.

Também no Reino Unido já estão a decorrer investigações que permitam o desenvolvimento das redes móveis e a Universidade Surrey recebeu 35 milhões de libras para estudar a tecnologia que vai suceder ao 4G.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico