No relatório que resume a sua actividade para os primeiros seis meses do ano, a Tele2 revela ter já ultrapassado uma quota de 10 por cento do mercado de telefonia fixa em Portugal. A referência ao mercado português sublinha que a meta dos 10 por cento foi atingida antes da empresa completar dois anos de operação em Portugal.



Ignacio De Montis, director geral da operação portuguesa, confirmou ao TeK que a empresa atingiu aquela meta e garantiu que actualmente está pouco acima disso. O responsável frisou que no business plan da empresa atingir uma quota de 10 por cento do mercado era um objectivo definido para dois a dois anos de meio de operação, daí a sua relevância nesta altura.



"A liberalização em Portugal foi mais tardia que em muitos outros países da Europa e a Tele2 também entrou mais tarde no mercado, já depois da primeira vaga de novos operadores. Mas para nós a operação tem corrido muito bem, a nossa comunicação tem sido muito bem sucedida", explica.



Os últimos números divulgados pelos responsáveis da operação em Portugal, em Março, avançavam uma quota de 7,9 por cento, apoiada numa base de 214 mil clientes, que já a colocavam na liderança entre os operadores alternativos.



Logo no seu primeiro ano de actividade em Portugal a operadora sueca superou as metas traçadas que apontavam para a angariação de 100 mil clientes nos primeiros 12 meses, quando acabou por captar 150 mil e uma quota de 4 por cento do mercado.



Em Portugal a Tele2 disponibiliza hoje serviços de telefonia fixa e acesso à Internet de banda estreita. O director geral da operação portuguesa garante que a percentagem de utilizadores de serviços de telefonia fixa que também utiliza os serviços de Internet de banda estreita da Tele2 é bastante elevada, embora refira que este é um mercado em queda, consequência da expansão dos serviços de banda larga.



Como já referiu por diversas vezes, a Tele2 pretende avançar com serviços de banda larga em Portugal, embora tenha adiado a decisão por considerar que as condições regulatórias eram pouco favoráveis. Ignacio de Montis reconhece que desde a entrada da Tele2 em Portugal alguma coisa tem mudado nesta matéria, sobretudo no que se refere ao número de concorrentes com ofertas no mercado, já que no plano grossista considera as alterações pouco significativas. Sem referir datas o responsável garante no entanto que a decisão de avançar com uma oferta de banda larga está tomada.



Ignacio de Montis admite ainda que Portugal está também a ser alvo de análises e estudos por parte da casa mãe para eventuais aquisições, tal como a generalidade dos 27 países onde a operadora está presente.



O balanço semestral da operadora indica que os resultados do segundo trimestre na região do sul da Europa, onde se inclui Portugal, caíram com uma redução de 1 por cento nos proveitos operacionais para os 374 milhões de euros. A nível global as receitas da Tele2 fixaram-se nos 1,3 mil milhões de euros, enquanto os lucros se fixaram nos 71,7 milhões de euros.



França e Holanda são os países onde a quota de mercado da operadora na telefonia fixa são mais elevados.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com declarações do director geral da Tele2 em Portugal.


Notícias Relacionadas:

2004-12-20 - Tele2 avança com oferta de Internet em banda estreita

2004-07-08 - Tele2 antecipa metas para o mercado português


2003-09-09 - Tele2 quer conquistar 500 mil clientes à PT em cinco anos