Uma pesquisa da consultora britânica The Mobile World indica que no final deste ano as companhias de telecomunicações de todo o mundo terão mais de 3,25 mil milhões de clientes, ou seja, mais de metade da população global.




Cada vez mais populares entre os utilizadores, os telemóveis têm revolucionado o sector das telecomunicações desde que começaram a aparecer os primeiros equipamentos, ainda analógicos, nos anos 80.




O estudo mostra que a cada minuto são registados mais de mil novos clientes de serviços móveis, ou seja, 1,44 mil milhões de utilizadores por dia em todo o mundo.




Os analistas prevêem que a meta dos 3 mil milhões de utilizadores seja ultrapassada ao longo do mês de Julho e que 65 por cento do total de equipamentos fabricados este ano sejam vendidos em mercados emergentes como a China, Índia e África.




A análise indica que os países menos desenvolvidos são um dos indicadores que mais potenciam o crescimento deste mercado. Cada vez mais os fabricantes olham para estas regiões produzindo equipamentos de baixo custo que satisfaçam as necessidades dos países.




O estudo tem em conta que existem vários clientes com mais do que um telemóvel. Mesmo assim, a adopção de terminais e de serviços móveis mantém-se alta e, actualmente a taxa de penetração da telefonia móvel já ultrapassa os 100 por cento na Europa, com 666 milhões de contratos activos.




A consultora afirma que o mercado móvel continua a bater recordes e que, no primeiro trimestre de 2007, foram vendidos mais de 250 milhões de telemóveis e activados mais de 135 milhões de contratos.




Notícias Relacionadas:

2007-06-25 - Mais de mil milhões de telemóveis com câmara serão vendidos este ano

2005-08-01 - Mercados emergentes impulsionam vendas de equipamentos móveis no segundo trimestre