Mais de um quarto dos jovens portugueses utiliza o telemóvel para navegar na Internet, numa altura em que o número total de indivíduos que costuma aceder à grande rede através de terminais móveis está muito próximo de um milhão (999.000).

O valor corresponde a 12% dos residentes no Continente com 15 e mais anos, indica a Marktest no estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais 2011", e revela um crescimento de mais do que o triplo entre 2006 e 2011 (face a 3,3%).

Entre os jovens na faixa etária dos 15 aos 34 anos a taxa de penetração de quem usa telemóvel para aceder à Internet é de 26,3%, quando há cinco anos atrás se situava nos 8,1%.

A taxa de penetração destes dispositivos também excede o valor médio entre o sexo masculino e os estudantes, indica a análise, embora seja junto dos mais velhos e dos inativos que os números mais cresceram nos últimos cinco anos, quintuplicando ou mais os valores de 2006.

[caption]imagem: Betfair[/caption]

Os resultados do estudo estão em linha com outros relatórios que têm vindo a ser apresentados, e que mostram que o acesso à Internet através do telemóvel é cada vez mais uma opção.

Esta terça-feira, a terceira edição do estudo "Face to Facebook", da Netsonda, também revelava que 30% dos utilizadores ligam-se à rede social através de telemóvel.

O valor mostra um crescimento de 10 pontos percentuais face aos 20% registados em dezembro de 2010, a segunda edição do estudo, e de 19 pontos percentuais face a junho de 2010, a primeira vez em que os resultados do Face to Facebook foram apresentados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico