Leem menos revistas agora que usam a Internet, fazer compras online facilitas-lhe a vida, sentem necessidade de consultar as redes sociais todos os dias e não passam sem as comunicações móveis.

Além disso gostam bastante de ir jantar fora, de experimentar novas bebidas, de viajar para o estrangeiro e de comprar novos aparelhos eletrónicos e novas aplicações. Assim são muitos dos utilizadores móveis em Portugal, segundo dados do mais recente Target Group Index, da Marktest.

Oito em cada 10 tem um smartphone e quatro em cada 10 tem tablet. Sessenta por cento já fez o download de aplicações, a maioria de apps gratuitas (60%) e alguns apps pagas (9%). Os jogos (39%), as comunicações (30%) e as redes sociais (24%) são as categorias de aplicações mais populares.   

O perfil traçado pela Marktest revela ainda que sete em cada 10 utilizadores móveis portugueses fazem compras online. Os telefones e seus acessórios, livros, bens eletrónicos roupa e férias e bilhetes de avião estão entre os itens mais comprados. Quando chega à hora de pagar as escolhas vão para a transferência bancária, o cartão de crédito e o MB Net, por esta ordem.  

Um pouco mais de 60% costuma fazer férias e viajar. A praia é o principal destino de férias (40%) e o estrangeiro o segundo (28%). Um em cada quatro viaja de avião em companhias aéreas como a TAP (12%), a Ryanair (7%) ou a EasyJet (6%).

Metade jantou fora no último mês, com um em cada 10 a gostar de comer e beber em locais que estão na moda. Sete em cada 10 optou por fast food. No último ano 49% foi a museus, 39% foi a exposições, 33% a festivais, 32% ao teatro e 18% a concertos de música clássica.

Media e desporto

O mais recente Target Group Index indica também que mais de 80% usa media sociais, com destaque para o YouTube, o Facebok e o Google. Para a grande maioria as redes sociais servem essencialmente para manter contacto com a família e os amigos. Um em cada cinco afirma seguir marcas e produtos.

São 99% aqueles que dizem ter televisão por cabo, em que oito em cada 10 passa para a frente os anúncios, quando está a ver um programa gravado. Um em cada 10 procura na Internet os produtos que estão a ser anunciados enquanto vê TV.

Há também referências desportivas, com dois em cada três utilizadores a afirmarem que praticam desporto, nomeadamente ginástica, futebol e running. Há ainda caraterização quanto ao club do coração, como pode ver na galeria de imagens que apresentamos a seguir, entre outros pormenores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.