A TV Cabo investiu na qualidade do serviço apostando num novo sistema de monitorização e análise da rede. O software, denominado CableEdge, é fornecido pela C-COR Incorporated e utiliza os modems dos clientes como sensores de qualidade da prestação do serviço na rede.



Através do CableEdge, a operadora de televisão por cabo consegue aceder a informações vitais acerca dos pontos de degradação da rede e sobre a qualidade do serviço prestado a cada cliente e de forma individual, o que permite a "actuação pró-activa na resolução desses problemas", refere a empresa em nota enviada à comunicação social.



Este sistema está a ser utilizado em várias áreas da TV Cabo, como a linha de atendimento, supervisão e manutenção da rede e engenharia de tráfego. Numa primeira fase, o CableEdge contribuiu para a preparação da rede aquando o lançamento do serviço telefónico já que permitiu avaliar a qualidade da infra-estrutura, mesmo antes da sua disponibilização.



Bailey Shewchuk, vice-presidente sénior da estratégia global da C-COR, refere que, com este investimento, a TV Cabo está apta a "garantir a prestação de serviços e de apoio ao cliente da melhor qualidade" dispondo de "de uma perspectiva abrangente de falhas, congestão, segurança, disponibilidade e desempenho geral" da rede. Esta aptidão permite que a operadora "identificar necessidades de actualizações e reconfigurações e determinar oportunidades para novos serviços geradores de receitas".



Na prática estes retornos já são visíveis uma vez que a TV Cabo garante já ter alcançado melhorias na ordem dos 65 por cento na qualidade de transmissão da rede, uma redução no tempo de resposta a avarias e uma melhor gestão dos clientes na linha de atendimento.



A empresa nacional caracteriza este investimento como mais uma aposta "que reitera o seu compromisso na prestação de um serviço de qualidade como operador triple-play" em Portugal.




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