A tecnologia foi desenvolvida em resultado de uma parceria entre a Universidade do Algarve e a SPIC Creative, estabelecida há dois anos, e neste momento está “finalizada e pronta a comercializar”.

A PR Holo, nome da solução, consiste na projeção de um vídeo, em alta definição, que permite a visualização de um holograma de uma personagem real humana, num cenário ao vivo ou dentro de uma estrutura fechada. A tecnologia também foi desenvolvida a 360 graus, permitindo aos utilizadores a visualização da personagem de qualquer ângulo.

A solução pode ser usada para fins comerciais, promocionais ou em apresentações institucionais, permitindo igualmente presenças virtuais (teleconferências) em tempo real e com interação.

Como personagem, a PR Holo poderá assumir a função de rececionista ou relações públicas de uma empresa ou de um evento e interagindo dinamicamente prestando informação solicitada pelo utilizador, servindo de guia e de fonte de informação útil.

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Em declarações ao TeK, Paulo Bica, diretor geral da SPIC, explicou que há uma solução base, que permite alguma personalização dos conteúdos por parte dos clientes, como a adição de imagens da empresa, por exemplo. Formas mais profundas de personalização também são possíveis, numa adaptação a pedido que pode envolver outros aspetos, como a mudança da figura holográfica feminina por uma figura masculina.

Segundo o responsável, a solução holográfica está finalizada e pronta a comercializar, é já há interessados. “O feedback tem sido extremamente positivo e neste momento temos vários projetos em análise”, referiu Paulo Bica.

Fruto do mesmo consórcio de I&DT estabelecido com a Universidade do Algarve, a SPIC está igualmente a desenvolver um outro projeto na área da realidade virtual e experiência sensorial. “É algo que ainda está muito no início, mas que vai ter aplicação na área da museologia e eventos”, adiantou Paulo Bica. 

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