A União Europeia e os Estados Unidos resolveram a maioria das objecções de Washington ao plano europeu para a construção de um sistema de navegação por satélite próprio, idêntico ao GPS norte-americano.



Depois de dois dias de conversação, as duas delegações indicam num comunicado de imprensa terem chegado a acordo na "maioria dos princípios gerais" de cooperação entre o Global Positioning System norte-americano e o rival europeu Galileo.



As poucas questões pendentes dizem maioritariamente respeito a alguns aspectos legais e de procedimento, afirmavam na declaração, acrescentando que os trabalhos irão continuar no sentido da sua resolução.



As áreas onde se chegou a acordo incluem a interoperabilidade em certos serviços e o compromisso para a preservação das capacidades de defesa nacional. Avaliado em 3,6 mil milhões de euros, o Galileo deverá começar a funcionar em 2008, paralelamente ao sistema GPS norte-americano.



Já há alguns anos que o sistema vem a ser pensado e desenvolvido pela UE, que receava ficar dependente do sistema norte-americano e de uma rede russa semelhante, ambas controladas militarmente. Os planos das instituições europeias foram contudo adiados por várias vezes devido a questões associadas com os custos, com a viabilidade económica do projecto e pelos desentendimentos com os Estados Unidos, que receavam que o sistema Galileo interferisse com os sinais GPS militares (ver Notícias Relacionadas).



Segundo a União Europeia, a rede, baseada em 30 satélites, será empregue para fins civis e irá funcionar como um complemento em vez de uma rival do sistema norte-americano.



Notícias Relacionadas:

2003-05-27 - Europa aprova lançamento do sistema de localização por satélite Galileo

2002-03-26 - Financiamento do programa GALILEO recebe aprovação dos Quinze

2000-06-09 - Galileu concorre com EUA e Rússia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.