A saída do Reino Unido da União Europeia pode comprometer o seu contributo no Projeto Galileo, segundo reporta o Financial Times. As empresas britânicas estão a ser excluídas do fabrico dos componentes necessários para a construção dos satélites de GPS previstos no projeto (e estão a ser entregues a grupos franceses). Também o exército de Sua Majestade poderá ser impedido de utilizar as informações encriptadas de posicionamento geradas pelos satélites.

O jornal reporta que a exclusão do Reino Unido compromete a sua segurança nacional, assim como a sua indústria aeroespacial em geral, devido à importância do projeto na sua estratégia. A Comissão defende que o Reino Unido terá de finalizar os compromissos de segurança com a Comunidade Europeia sem o envolvimento do Projeto Galileo, já que devido à sensibilidade do sistema de dados, este poderá ficar comprometido, já que foi desenhado para utilização apenas pelos seus membros.

GPS da Europa tem mais quatro satélites com tecnologia portuguesa
GPS da Europa tem mais quatro satélites com tecnologia portuguesa
Ver artigo

Já o governo britânico está a tomar as medidas necessárias para se manter ligada ao projeto, através de uma parceria especial, alegando a importância do seu envolvimento na segurança da Europa e do próprio país. A isto some-se a intenção de lucrar com as projeções assinaladas de 40 mil milhões de Libras geradas anualmente da indústria aeroespacial previstas para 2030. Até à data, os contratos ligados ao projeto Galileo geraram ganhos estimados de 1.000 milhões de Libras até à data às empresas britânicas envolvidas.

O Projeto Galileo é o sistema europeu de navegação por satélite que pretende afirmar-se como alternativa ao GPS. Os primeiros satélites foram lançados em outubro de 2011 e até 2020 estarão em órbitra 30 satélites que compõem o sistema Galileo. Até à data já estão no espaço 18 satélites europeus.