O número de utilizadores que, em todo o mundo, acedem à Internet a partir de smartphones e telemóveis quase duplicou no último ano, revela uma análise do StatCounter publicada hoje, onde não são tidos em contas os acessos a partir de tablets.

De acordo com o site de estatísticas, 8,5% dos utilizadores online o mês passado, recorreram a equipamentos móveis - não estando os tablets incluídos na contagem.

Os responsáveis pela análise acrescentam ainda que já desde 2009 que a evolução dos acessos à Net a partir de equipamentos móveis se tem feitos nos mesmos termos: duplicando a percentagem do ano anterior, o que representa um importante indicador.

Há três anos atrás, o acesso à Internet a partir de dispositivos móveis representava uma quota de 0,7% do mercado, um ano depois subia para 1,6%. O ano passado mais do que duplicou, e viu-se catapultada para os 4,3%.

"Embora o uso da Internet em dispositivos móveis permaneça abaixo dos 10%, o ritmo de crescimento é notável", afirma o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen, na nota aos meios.

A empresa divulgou também, pela primeira vez, dados para os acessos feitos a partir dos equipamentos das diferentes fabricantes, com a Nokia a afirmar-se como a líder mundial, "provavelmente graças ao seu domínio na Índia", acrescenta-se.

[caption]Fonte: StatCounter. Dados para o mercado global[/caption]
Fonte: StatCounter. Dados para o mercado global

Em Portugal o domínio pertence antes à Apple (37,19%). A fabricante do iPhone ultrapassou a Nokia em junho de 2011 e tem-se mantido na liderança desde então - mesmo que com algumas oscilações no "desempenho". Quem também tem vindo a registar uma evolução positiva é a Samsung, cujos dispositivos eram, no início deste ano, responsáveis por 17,44% dos acessos à rede.

[caption]Fonte: StatCounter. Dados para o mercado portguês[/caption]
Fonte: StatCounter. Dados para o mercado portguês

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes