Entre julho e setembro deste ano os serviços das redes de quinta geração foram usados por 15,1% dos utilizadores de serviços móveis e por 19,8% dos utilizadores de Internet no telemóvel, segundo dados divulgados pela Anacom.

Os números do regulador mostram ainda que o consumo médio de dados sobre redes 5G, por utilizador, atingiu neste período, uma média mensal de 6,2 GB. No total circularam pelas redes 5G no terceiro trimestre deste ano 36 mil terabytes de dados móveis. Embora grande, o valor representará apenas 11,3% do total do tráfego gerado em dados móveis entre julho e setembro.

No mesmo período, foram registados 2,05 milhões de acessos móveis à Internet 5G, o que representa uma taxa de penetração de 19,6 por cada 100 habitantes, segundo números oficiais da Anacom.

5G 3º trimestre 2023 - Anacom
créditos: Anacom

No final do primeiro semestre de 2023, também segundo a Anacom, 13,7% dos utilizadores de serviços móveis e 18,3% dos utilizadores de Internet móvel utilizaram a rede móvel 5G. No total, contabilizaram-se 1,9 milhões de utilizadores de Internet móvel 5G, numa penetração de 17,8 por 100 habitantes. O tráfego em redes 5G representava no final de junho 8,7% do total de tráfego de dados móveis, numa média de 4,7 GB mensais por utilizador.

Recorde-se que o acesso ao 5G continua a ser gratuito nas redes de todos os operadores. O período de acesso experimental foi prolongado pela MEO, NOS e Vodafone até final de janeiro do próximo ano.

Os serviços 5G da NOS e da Vodafone foram lançados em dezembro de 2021, assim que tiveram acesso às respetivas licenças. A MEO esperou pelo início de janeiro de 2022 para lançar a sua oferta comercial nesta área. Desde então, o período experimental de acesso à tecnologia tem sido estendido pelas empresas, que planeavam mantê-lo até setembro deste ano, mas dias antes do final do mês anunciaram nova extensão.