Apesar do trabalho que é reconhecido às operadoras nacionais, no que toca à implementação de redes 4G em Portugal, a OpenSignal conclui que o desempenho em ligações 3G e LTE da NOS, MEO e Vodafone em Portugal, fica ainda abaixo das velocidades médias registadas em muitos países europeus.

A empresa sublinha que os desempenhos da NOS e da MEO foram os que mais penalizaram a média portuguesa.

Por outro lado, com uma velocidade média de download em 4G de 19,1 Mbps, Portugal fica acima da média mundial, sendo que foram os serviços da Vodafone que mais se destacaram durante os testes conduzidos. Nas seis categorias analisadas em território nacional, a empresa conseguiu conquistar o primeiro lugar em cinco delas, empatando com a NOS nos critérios de disponibilidade.

tek operadoras
créditos: ??

Em redes LTE, as velocidades atingidas pela Vodafone (33,8 Mbps) chegaram a perfazer o dobro das registadas pela concorrência (NOS, 13,1 Mpbs; MEO, 14,3 Mbps).

De acordo com a Open Signal, a Vodafone ficou 17 Mbps acima da média mundial para download, que é agora de 16,6 Mbps. A tecnológica britânica acredita que as discrepências de investimento explicam estas diferenças.

Vodafone e Ericsson fazem primeiros testes de 5G em Lisboa. E o 4,5G vai estar a funcionar em algumas zonas
Vodafone e Ericsson fazem primeiros testes de 5G em Lisboa. E o 4,5G vai estar a funcionar em algumas zonas
Ver artigo

Em comparação com Espanha, Portugal fica ligeiramente aquém dos números obtidos pelo país vizinho, que tem uma velocidade médoa em 4G de 25 Mbps.

Num panorama global, Portugal fica bem posicionado em termos de disponibilidade de rede 4G, em que super outras potências mundiais, como é o caso da França, da Alemanha e da Itália.

Face a 2016, destaque ainda para uma redução nos tempos de resposta durante os testes de latência 4G, e para um incremento de cerca de 6 Mbps na rede 4G da Vodafone.

Para este estudo, a OpenSignal estudou mais 178 milhões de elementos estatísticos obtidos de 18 880 dispositivos usados para testes, entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2017.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.