Em 2006 foram vendidos em Portugal 400 mil smartphones. O número representa uma pequena percentagem dos 4 milhões de telemóveis colocados no mercado ao longo dos 12 meses do ano, mas é destacado pela IDC pelas taxas de crescimento que vem enquadrando.



As últimas estimativas da consultora apontam para uma taxa de crescimento nas vendas deste tipo de equipamentos na ordem dos 50 por cento ano até 2010, um ritmo que contrasta com o crescimento médio anual previsto de 1 por cento para o mercado de telemóveis.



No estudo Serviços, Aplicações e Dispositivos Móveis: Análise e Previsões 2005-2010, divulgado hoje, a IDC defende aliás que se a colocação no mercado de novos smartphones fosse mais regular as taxas de crescimento poderiam ser ainda mais elevadas.



No que se refere aos gastos em serviços nas redes móveis o estudo refere uma crescente importância dos dados, que em 2010 deverão alimentar um mercado nacional de 600 milhões de euros, resultado de crescimentos médios anuais de 10 por cento. Nessa altura, os dados representarão já 20 por cento da totalidade dos gastos realizados em redes móveis, prevê a consultora.



Aplicações relacionadas com mensagens, assim como os jogos, a música, o vídeo ou a Mobile TV. Nesta última área são esperadas taxas de crescimento de 100 por cento.



Nesta área, os SMS mantêm para já a liderança do mercado, no que diz respeito à aplicação de dados mais popular, com quase 6 milhões de mensagens processadas. As previsões para 2010, no entanto, não fazem supor um aumento significativo de valores, face a outras aplicações já enumeradas.



O estudo refere ainda o segmento de portáteis, pela importância que acumula no mercado de acesso a dados em mobilidade. Em 2006 foram vendidos 450 mil portáteis, um número que deverá continuar a aumentar graças ao processo de substituição dos PCs de secretária por portáteis. Em 2010 a IDC prevê que as vendas de portáteis ascendam a 700 mil unidades.



No seu conjunto o mercado de dispositivos móveis e portáteis contou com 4,8 milhões de unidades vendidas em 2006. Até 2010 a expectativa é de que o crescimento evolua a um ritmo de 7 por cento ao ano.



Notícias Relacionadas:

2007-04-02 - Número de internautas portugueses aumenta 679% na última década

2007-01-04 - Mercado de jogos móveis chega aos 50 milhões de utilizadores em 2010

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.