A Cisco e a Portugal Telecom demonstraram hoje em Faro uma solução de vídeoconferência que colocou em conversa os presidentes do Conselho executivo daquela escola e da secundária de São João da Madeira.

A cerimónia teve José Sócrates na audiência o procurou mostrar as potencialidades da rede que ligará as escolas em breve. Segundo o Primeiro-ministro, a partir do próximo mês de Abril.

A solução tecnológica demonstrada usou um débito de 30 Mbps bi-direccional para garantir o transporte de vídeo sobre IP. Em São João da Madeira estava uma câmara a captar a imagem do interveniente na experiência e transformando-a através de um encoder da Cisco num stream IP de cerca de 30Mbps. Em Faro a imagem foi descodificada e convertida em sinal áudio e vídeo e daí em holograma.

A escola em questão será uma das 100 a beneficiar a de banda larga com um débito de 100 Mbps. As restantes escolas do país, entre o 5º e o 12º anos, passarão a ter ligações de pelo menos 48 Mbps, conforme definiam as regras do concurso público já decorrido.

O Primeiro-Ministro aproveitou a ocasião para afirmar que até Abril quer ter no terreno o novo débito de Internet para a rede de escolas nacionais.