A importância do canal móvel como sistema de pagamento no futuro tem ganho nova dimensão nos últimos anos, com várias empresas a desenvolverem plataformas que sirvam de veículo a essa realidade. Contudo, os sistemas criados não têm sido bem sucedidos o que tem adiado a implementação deste canal de negócios.



Uma parceria entre a maior empresa do mundo de pagamentos electrónicos, a Visa, e a líder mundial de telemóveis, a Nokia, promete agora mudar o rumo dos acontecimentos com a disponibilização de uma nova plataforma desenhada para "fomentar a colaboração entre os sectores de serviços financeiros e as empresas de telecomunicações na entrega de aplicações de pagamento móvel e serviços relacionados", diz um comunicado emitido pelas empresas.



A demonstração do sistema e o seu lançamento formam anunciados ontem, na Consumer Electronics Show, onde se explicou que para realizar o pagamento de uma compra o utilizador não terá de enviar nenhuma mensagem escrita ou efectuar uma chamada telefónica: basta aproximar o telemóvel de um leitor que "comunica" com o dispositivo. Após confirmado o crédito, o utilizador terá de pressionar um botão e a operação é concluída.



No futuro o sistema permitirá também pagamentos remotos, transacções entre utilizadores e aquisição ou entrega de vales de desconto virtuais através do terminal. Espera-se que estas funcionalidades estejam disponíveis no final deste ano.



A propósito da tecnologia utilizada, tanto a Nokia como a Visa, asseguram que irão recorrer a standards já desenvolvidos. Desta forma, para as comunicações entre dispositivos serão utilizados os já conhecidos chips de tecnologia NFC, ou Near Field Communication, inseridos no interior dos telemóveis.



Em comunicado as empresas afirmam que esta plataforma permite oferecer uma vasta suite de ferramentas e aplicações tecnológicas importantes para o desenvolvimento de produtos e comercialização de serviços móveis.

Notícias Relacionadas:

2006-03-24 - eBay prepara comercialização de serviço de pagamentos no telemóvel

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.