A Vodafone desafia os utilizadores de oito países europeus, Portugal incluído, a desenvolverem um widget para telemóvel. O melhor ganha um prémio de 100 mil euros. Inovação, utilidade e facilidade de utilização são critérios de avaliação.

O desafio desenrola-se em duas fases. Na primeira os programadores podem participar apresentando aplicações compatíveis com os telefones Vodafone 360 para um endereço online. A competição desenrola-se localmente.

Painéis de especialistas locais vão apreciar os trabalhos recebidos e escolher os três melhores. Os vencedores desta primeira fase do concurso recebem prémios de 25 mil, 15 mil e 10 mil euros.

Cada vencedor local fica automaticamente integrado numa nova competição pan-europeia que será decidida pelo público, através da Internet. O vencedor dos vencedores ganha mais 75 mil euros e soma um prémio total de 100 mil euros.

Recorde-se que a Vodafone Portugal teve em marcha nos últimos meses um outro concurso para incentivar o desenvolvimento de aplicações para telemóvel, no âmbito do lançamento da sua loja local de aplicações, que ainda não está disponível. O prémio nesta primeira iniciativa era de 20 mil euros.

Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Portugal e Grécia acolhem o desafio.

Contactada pelo TeK a Vodafone Portugal não estava ainda em condições de avançar uma data para o arranque do concurso a nível nacional.