A monitorização da rede da Vodafone em Inglaterra passou a ser feita a partir de Portugal. Em 2013, até março, passará também pelo Parque das Nações a monitorização da rede da operadora na Irlanda, revela hoje o Jornal de Negócios.



Como o TeK já tinha noticiado, a divisão portuguesa da operadora foi escolhida para acolher o centro de monitorizações das redes do grupo na Europa, o Atlantic NOC (Network Operations Center), que começou a funcionar em julho.



A primeira rede estrangeira da operadora com monitorização feita a partir de Portugal foi a espanhola. À data de lançamento do centro já estava previsto que até 2013 Portugal assumisse o controlo de infraestruturas de outros países da região.



Para assegurar a monitorização das diversas redes em Portugal a operadora vai alocar 150 pessoas, das quais 120 são novos colaboradores que a empresa tem vindo a contratar desde o verão, sobretudo engenheiros e técnicos especializados.



Em julho a Vodafone explicava que a escolha de Portugal para fixar o centro de operações internacional é um resultado do reconhecimento das competências da subsidiária nesta área.



É também uma consequência da existência no país de profissionais especializados com elevado know-how e do bom conhecimento das línguas necessárias, que são o inglês e o espanhol, referia-se.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico