A Vodafone vai remover todos os equipamentos da Huawei que façam parte da estrutura de redes móveis europeia. A decisão surge após o Reino Unido ter anunciado que iria dar luz verde à fabricante chinesa para a construção da rede 5G em solo britânico, se bem que sem acesso às partes “não-contenciosas” da infraestrutura.
De acordo com declarações de Nick Read, CEO da Vodafone, à Reuters, a decisão surge também no âmbito do lançamento de um conjunto de ferramentas por parte da Comissão Europeia para mitigar os perigos relacionados com a adoção do 5G pelos seus Estados-Membros.
Recorde-se que a “toolbox” anunciada por Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da pasta Era Digital, não visa nenhum país ou empresa em específico, mas contém medidas cujo objetivo é respeitar “o mercado interno e os cidadãos contra os perigos cibernéticos relacionados ao 5G”.
Ao todo, a operação de remoção dos componentes fabricados pela Huawei das partes mais sensíveis da infraestrutura de redes móveis europeia da Vodafone levará cerca de 5 anos a ser realizada, associado a um custo de 200 milhões de euros.
O responsável da Vodafone avança, em entrevista ao The Guardian, que se todos os países da Europa colocassem em prática a decisão do governo britânico de colocar um limite máximo de 35% na participação nas partes de baixo risco da infraestrutura da rede a empresas como a Huawei, tal poderia significar um atraso na implementação do 5G no território.
“Precisamos de avançar com as redes móveis de quinta geração para ganharmos vantagem neste panorama tão competitivo. Os Estados Unidos e a China estão a liderar a «corrida». Não podemos adiar a implementação e a aplicação de um limite máximo seria algo muito restritivo”, afirma o responsável da empresa britânica.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários