A Microsoft mostrou ontem, na conferência anual de parceiros que decorre em Washington, a nova versão do seu sistema operativo para telemóveis, o Windows Phone 7, que deverá chegar depois do Verão - provavelmente em Outubro.

A palavra de ordem parece ser "integração", com os responsáveis pela área de mobile da gigante de Redmond a afirmarem que não basta ter boas ferramentas, funcionalidades e um bonito hardware, é necessário que estas funcionem em conjunto para aproximar as pessoas das coisas que lhes interessam, facilitando as tarefas do dia-a-dia.

Entre as novidades conta-se a integração da tecnologia de pesquisa do Bing nos dispositivos móveis, o acesso a jogos da Xbox e ao serviço Windows Phone Live. Através deste os utilizadores poderão publicar fotografias, aceder ao Windows Live Calendar e à sua lista de contactos ou partilhar ficheiros do OneNote, por exemplo.

O site vai fornecer 25GB de espaço para armazenamento de dados online, através do SkyDrive, e alojar o serviço Find My Phone, que permite encontrar um telefone perdido, verificar a sua localização num mapa, bloqueá-lo e apagar dados nele guardados, a partir do PC e de forma gratuita.

De sublinhar, a propósito da integração do software móvel com a consola Xbox, que esta possibilidade já tinha sido revelada pela empresa em Fevereiro, mas voltou a ser um dos pontos fortes da apresentação de ontem e um dos destaques de relevo da nova versão do software, um pouco ao estilo do que a Sony já faz entre a PS3 e dispositivos móveis Sony Ericsson, como o Aino.

A empresa terá ainda melhorado o desenvolvimento dos serviços baseados na localização e os telefones passam a contar com "mapas animados".

Inicialmente a nova versão do sistema operativo estará disponível em cinco idiomas, entre os quais não se encontra a língua de Camões: inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. A loja de aplicações estará disponível em 17 países.

Os primeiros modelos com o novo Windows Phone 7 deverão chegar ao mercado pelas mãos da HTC, LG, Samsung e Dell, parcerias habituais da Microsoft nesta área.