A Verizon Wireless anunciou que a partir de Dezembro irá distribuir vídeos do YouTube para terminais móveis. A empresa afirma que esta é uma medida que tem como objectivo aumentar a adesão a serviços de media móveis através da disponibilização de vídeos daquele que é, actualmente, o principal serviço de partilha do sector na Web.



A oferta chama-se Vcast e, através de uma subscrição de 15 dólares mensais, os utilizadores poderão escolher, de uma vasta lista de títulos, os conteúdos que querem assistir. Contudo, serão apenas distribuídos vídeos seleccionados e aprovados pelas empresas responsáveis.



Apesar de não serem esclarecidos os termos financeiros do acordo entre as duas organizações, sabe-se que a Verizon terá direitos exclusivos de distribuição de conteúdos do serviço recentemente adquirido pela Google "por um período de tempo limitado".



Este negócio marca a estreia do YouTube no mercado móvel, numa estratégia que será "a primeira de muitas", afirma Kelly Liang, directora de desenvolvimento de negócio do serviço, adiantando que no próximo ano serão apresentados projectos semelhantes.



Steve Chen, co-fundador do serviço de partilha de vídeos salienta a importância da parceria referindo que actualmente praticamente todas as pessoas utilizam telemóveis enquanto que "nem todos possuem computador".



A única questão que coloca algumas dúvidas no que diz respeito ao sucesso da iniciativa prende-se com o facto dos conteúdos disponibilizados serem seleccionados, ao contrário do que acontece na plataforma Web, onde os utilizadores podem escolher o que querem ver, independentemente da origem dos vídeos - home-made ou profissional - ou da aprovação dos autores dos conteúdos.

Notícias Relacionadas:

2006-11-14 - Interacção e personalização de conteúdos marcam o futuro da mobile TV

2006-09-20- Microsoft estreia beta de serviço de partilha de vídeos online