Durante o primeiro trimestre deste ano a Zon ganhou mais 2 por cento do mercado fixo de telecomunicações. A empresa liderada por Rodrigo Costa geria no final de Março uma quota de 6,4 por cento, num mercado que durante o período em análise aumentou o número de clientes, mas diminuiu o tempo de conversação.

No mesmo período a Sonaecom perdeu acessos (0,5 por cento para 15,8 por cento), assim como o grupo PT, que manteve a tendência já registada nos trimestres anteriores. A PT passou a controlar 67,2 por cento do parque de acessos telefónicos instalados a pedido do cliente (menos 1,3 por cento que no quarto trimestre de 2008) e o grupo de operadores alternativos 32,8 por cento, mais 1,3 por cento que no trimestre anterior.

No período, o número de acessos fixos fixava-se nos 4 milhões, número que representa um aumento ligeiro (0,9 por cento) face ao trimestre anterior. O que também aumentou foi a percentagem de clientes que opta pelos serviços de acesso directo, outra tendência reflectida ao longo dos últimos trimestres e mais uma vez explicada pelo aumentou do peso das ofertas alternativas à voz fixa tradicional no contexto deste mercado.

Entre Janeiro e Março 3,2 milhões dos clientes do serviço fixo escolheram esta opção de acesso directo, mais 1,7 por cento que nos três meses antes.

Entre Janeiro e Março destaca-se ainda a redução do tráfego de voz, com o número de chamadas a cair 2,6 por cento para um total de 652 milhões. Aqui reflecte-se a descida continuada do tráfego associado à Internet, que vai descendo à medida que as ligações de banda larga passam a ser preferidas pelos utilizadores.