Concorrendo diretamente com os operadores fixos, mas também com serviços VoIP como o Skype, a Zon lança hoje uma nova aplicação que permite aos seus clientes levar o telefone fixo para fora de casa. Não é literal mas virtual, e já está disponível para iPhone e iPad.



A App Zon Phone permite usar o número de casa em qualquer parte do mundo, com o mesmo tarifário e com as chamadas cobradas na mesma fatura que os clientes da operadora já recebem mensalmente. Os clientes que têm um tarifário com chamadas ilimitadas para rede nacional e alguns destinos internacionais (dentro de um determinado horário) passam agora a ter a possibilidade de ligar gratuitamente dos seus telemóveis.



Jorge Graça, administrador da Zon, adiantou em conferência de imprensa que este serviço é mais um passo no aumento da proposta de valor da empresa aos seus clientes de voz fixa. "Temos 844 mil clientes do serviço de telefone e somos o único operador que cresce nesta área", explicou, embora se escusasse a fazer qualquer estimativa sobre o número de clientes que a empresa quer ganhar com este serviço.



A aplicação está já disponível na loja da Apple, para dispositivos iOS, mas o objetivo é alargar o número de plataformas ao Android, durante o primeiro trimestre de 2012, e a outros sistemas operativos, uma questão que está ainda a ser estudada.


Para aderirem ao serviço os clientes só têm de o ativar no MyZon e instalar a aplicação gratuita. Quem quiser aderir ao serviço até 31 de Janeiro não paga nenhuma taxa, uma promoção que dura 12 meses, mas depois passará a pagar 99 cêntimos para poder usar a aplicação.


A gestão das chamadas nos telefones móveis está totalmente integrada com os telefones fixos, permitindo realizar duas conversações em simultâneo e receber uma chamada dirigida ao telefone de casa no terminal móvel. São suportados até 3 equipamentos (telemóveis ou tablets) com registo no serviço, mas estes não têm simultaneidade de comunicações e só podem fazer ou receber 1 chamada de cada vez.



A aplicação só funciona sobre redes Wi-Fi, até porque, como explicou Pedro Faraústo ao TeK, estes serviços têm ainda algumas limitações técnicas quando são usados sobre redes móveis, mesmo 3G, embora a hipótese não esteja afastada.

Questionado sobre a possível canibalização das receitas nos serviços de telefonia, o diretor do serviço de voz da Zon admitiu que este é concorrente de serviços fixos e VoIP, como o Skype, mas não se mostrou preocupado com a possível sobreposição do serviço móvel da Zon, até porque a posição da empresa nesta área é de operador móvel virtual. "O que queremos é trazer mais valor aos nossos clientes", justifica.



A aplicação pode ser usada em qualquer rede Wi-Fi, da Zon ou de outros operadores, e não está limitada ao território nacional, o que permitirá aos clientes da empresa evitar custos de roaming quando estão no estrangeiro. E podem até ligar para casa, usando o botão diretamente incluído na App.

[caption]Nome imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador