O leilão para a quarta geração móvel (LTE) começa hoje, mas sem a participação da Zon. A operadora afirmou que não vai concorrer, por considerar não estarem verificadas as condições regulatórias necessárias à entrada de mais um operador no mercado móvel português.

"A Zon Multimédia comunica que não irá participar no leilão para atribuição de direitos de utilização de frequências móveis (usualmente designado por "leilão da 4ª geração móvel")", anunciou a operadora num comunicado enviado à CMVM.

As rondas de licitação no leilão para atribuição das frequências para o 4G - que permitirá maior velocidade no acesso e transmissão de dados na Internet - têm assim início hoje, com a participação garantida da TMN, Vodafone e Optimus.

Até à data não há confirmação da participação no leilão de outros interessados, embora o modelo desenhado procure facilitar a entrada de um novo operador no mercado móvel português.

A Zon fez saber, ainda durante o fim de semana, que não iria concorrer à aquisição de espetro por considerar que "não estão reunidas, nas regras e obrigações inerentes a este leilão, as condições regulatórias necessárias para garantir a entrada sustentável de um novo operador no mercado móvel em Portugal".

Além disso, a operadora defende que "não estão asseguradas as condições mínimas de acesso a 'roaming' nacional de serviços de voz e dados móveis 3G, tanto ao nível técnico como comercial, critério fundamental para permitir o lançamento de um quarto operador móvel".

Não obstante, a empresa admitiu, ao Jornal de Negócios continuar interessada em ter operação móvel própria. Apesar desta decisão, "continuamos interessados na aquisição de uma frequência para ter uma operação móvel própria. E no futuro pode haver condições regulatórias para fazer essa licitação", afirmou fonte oficial da companhia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.