Foi finalmente dada luz verde à aquisição da TVTel, Bragatel e Pluricanal Leiria e Santarém pela Zon Multimédia. A Autoridade da Concorrência aprovou os negócios mas impôs três condições à sua realização.

O comunicado da Zon Multimédia ao mercado é de segunda feira, dia 24 de Novembro, e esclarece que na sequência desta aprovação irá executar a compra dos restantes 80 por cento do capital da TVTel e Bragatel, de 76,192 por cento da Pluricanal Leiria e de 79 por cento da Pluricanal Santarém ao CaixaBI. Só depois a empresa irá integrar as operadoras "um processo que gerará sinergias significativas, nomeadamente, no que diz respeito à aquisição e gestão de conteúdos, marketing e custos operacionais e de manutenção de rede", explica o comunicado.

As intenção de adquirir estas operadoras de cabo tinha sido comunicada a 17 de Janeiro e 24 de Julho deste ano, e ainda durante o congresso da APDC Rodrigo Costa, presidente da Zon Multimédia, se tinha queixado novamente da demora na aprovação dos negócios.

Com a integração destas operadoras a Zon ganha acesso a 475 mil novas casas cabladas, 92 mil clientes de TV por cabo e 45 mil clientes de acesso à Internet e 19 mil de voz.

A autorização da Autoridade da Concorrência para a realização destas operações de aquisição impõe porém algumas condições e obrigações que se destinam a manter a concorrência no mercado de TV por subscrição, nomeadamente a promoção da entrada de um concorrente na distribuição de televisão por cabo, através da alienação de um conjunto de células de rede e de clientes agregados, em áreas geográficas onde o grau de sobreposição entre a rede da ZON e das empresas adquiridas seja mais significativo.

A Zon compromete-se também a desocupar espaço em infra-estruturas das redes secundária e terciária, e a disponibilizar uma oferta grossista de televisão por satélite de âmbito nacional.