A apresentação do há muito aguardado telemóvel X1 Xperia trouxe a Portugal o responsável máximo da Sony Ericsson para a Península Ibérica.

Além de promover a mais recente estrela da marca, Magnus Ahlqvist fez questão de elogiar a equipa portuguesa e o trabalho desenvolvido no último ano no mercado nacional, num balanço positivo que deverá ter continuidade.

O TeK quis ouvir na primeira voz a opinião do director-geral da Sony Ericsson para Portugal e Espanha acerca da evolução do negócio da empresa em terras lusas.

[caption]Magnus Ahlqvist[/caption]

TeK: Que avaliação pode fazer, neste momento, do negócio da Sony Ericsson em Portugal?

Magnus Ahlqvist:
2008 foi um ano fantástico para a Sony Ericsson em Portugal. Crescemos mais de 50 por cento comparativamente a 2007. Tal ficou a dever-se, em grande parte à nossa equipa portuguesa, que actualmente está mais forte do que alguma vez esteve.

Também investimos muito na marca Sony Ericsson durante este ano e penso que estamos mais conhecidos do que anteriormente. Além disso, temos vindo a apostar numa relação mais forte com as operadoras de telecomunicações, uma área onde ainda pretendemos investir mais.

Em comparação aos restantes mercados da Europa, em Portugal a Sony Ericsson tem uma quota de mercado relativamente baixa, mas durante este ano privilegiámos bastante o mercado português, por isso as perspectivas são de crescer muito mais: queremos aumentar o nosso número de clientes, mas também queremos fazer o negócio Sony Ericsson crescer em escala.

No período de um ano passámos de uma quota de cinco a seis por cento para os 10 por cento, o que é muito bom, mas que deixa muito a desejar quando olhamos para a quota média dos restantes países da Europa, que é quase o dobro.

Por isso temos esta ambição de continuar a fazer crescer o negócio da Sony Ericsson em Portugal. É também como parte dessa estratégia que o mercado português vai ser um dos primeiros a comercializar a nossa nova estrela X1 Xperia.