A IBM anunciou recentemente um programa de 18 meses suportado num fundo de mil milhões de dólares que será usado para apoiar empresas em processo de renovação tecnológica.


O programa foi anunciado nos Estados Unidos, mas está disponível para todo o mundo, Portugal incluído. O apoio traduz-se em facilidades na compra de tecnologia e serviços IBM e tem como áreas chave o cloud computing e o Business Analytics, áreas identificadas pela fabricante como prioritárias para muitas empresas.


A propósito da iniciativa, o TeK falou com Isabel Duarte Meira, IBM Global Financing Specialist, que explicou os fundamentos do programa e a forma como está a ser operacionalizado em Portugal.

[caption]Isabel Meira[/caption]

TeK: A IBM anunciou recentemente um programa de mil milhões de dólares para apoiar as PMEs. Pode explicar um pouco melhor o que se pretende e o enquadramento do programa em Portugal?

Isabel Meira:
A IBM criou um fundo mundial de mil milhões de dólares para o financiamento de pequenas e médias empresas nos próximos 18 meses. O objetivo é ajudar estas empresas a tirar partido de tecnologias avançadas, tais como análise de negócios, ou cloud computing, estimular a inovação e impulsionar o crescimento económico, facilitando o seu acesso ao crédito (com aprovação em menos de 60 segundos) através da divisão de financiamento da IBM (IBM Global Financing).

Um dos maiores desafios que enfrentam as pequenas e médias empresas no mundo de hoje é a dificuldade de acesso ao financiamento. Cada vez mais empresas reconhecem problemas de acesso a estes fundos. No entanto, o papel dessas empresas é fundamental para a recuperação económica global uma vez que este segmento contribui de forma expressiva para o PIB nacional e global e emprega uma importante fatia da força de trabalho. Segundo dados recentes do INE, as PME representam 99,7% do tecido empresarial, geram 72,5% do emprego e realizam 57,9% do volume de negócios nacional.

O compromisso da IBM em alocar mil milhões de dólares para o financiamento de pequenas e médias empresas vai ajudar a responder a essa urgente necessidade de capital. A IBM oferece o aluguer de soluções simples e flexíveis e negoceia planos de pagamentos, sem comissão adicional de abertura de estudo ou custos notariais, mesmo a partir de 0% para 12 meses. Ou seja, essas empresas podem imediatamente adquirir a tecnologia e serviços IBM de que necessitam, enquanto gerem o seu fluxo de caixa com maior eficácia.



TeK: Como chega este programa às empresas portuguesas?

Isabel Meira:
Esta oferta de financiamento estará disponível através da rede de parceiros de negócios IBM, que dispõem de ferramentas web para criar propostas de financiamento e obter a aprovação de crédito em menos de 60 segundos. Em média, mais de 50% dos créditos apresentados, são aprovados.

Não há qualquer seleção nas empresas que podem aceder ao programa, nem em Portugal, nem à escala global, a não ser uma prévia análise de crédito.



TeK: Há áreas específicas de investimento às quais o programa se destine? Estão definidos limites ao crédito?

Isabel Meira:
Este programa destina-se a empresas que planeiam investir no crescimento tecnológico, nomeadamente em Cloud Computing ou Business Analytics.
Num estudo recente conduzido pela IBM, junto de 650 CIOs de empresas de médio porte, metade delas ponderavam investir em tecnologia de cloud computing nos próximos cinco anos, um dado que representa um aumento de mais de 50% em relação ao estudo anterior, realizado em 2009. Soluções de cloud computing podem ajudar empresas de médio porte a automatizar as suas infraestruturas de TI, permitindo que estas dediquem mais atenção aos projetos de crescimento estratégico.

O estudo da IBM também reconhece o software em Business Analytics como uma prioridade para mais de 83% dos CIOs dessas empresas. A preocupação é encontrar ferramentas analíticas que os ajudem a lidar com o aumento do volume de informação, de forma a obter uma identificação mais acertada das tendências e, como tal, adquirirem mais capacidades e competências para tomarem decisões certas de negócios e identificar novas oportunidades de mercado.

No nosso país, a IBM já deu início a alguns projetos de renovação tecnológica das empresas por meio de financiamento, através de soluções conjuntas com a IBM Global Financing.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.